História

Blog Image

O Colégio Manoel Moratto foi fundado em 02 de fevereiro de 1998, após 11 anos de experiência das proprietárias da Bem Querer Educação Infantil. O prédio principal, mesmo alugado, já foi construído para ser uma escola.

O sobrado ao lado do colégio, também alugado, foi adaptado para fins escolares e o prédio localizado no fundo do prédio principal é propriedade do colégio e hoje acomoda mais salas de aula, mais pátios, banheiros e mais uma quadra.

Em 1998, o colégio localizava-se junto à mantenedora, a Bem Querer, na Avenida São José, 548, enquanto era aguardada a finalização do prédio na mesma avenida, porém no número 279. Em 1999, foi inaugurado o novo prédio. Na época contou com cinco salas de aula, sala de direção, departamento pedagógico, biblioteca, secretaria, banheiros, almoxarifado e cozinha/cantina.

Em 2001, houve a primeira ampliação no sobrado ao lado da escola. Passou a contar com uma cantina, duas salas de aula, um laboratório de Ciências, um laboratório de Informática, duas salas para professores e banheiros. Em 2003, a escola adquiriu seu primeiro imóvel situado nos fundos da atual escola, onde foram construídas mais seis salas, cinco banheiros e área coberta para lazer.

Em 2009, iniciaram-se as obras de ampliação as obras de ampliação para mais salas de aula, sala de vídeo, pequeno auditório, nova cantina, novo pátio coberto e descoberto, mais uma quadra, mais banheiros e melhores acomodações para os alunos.

Em 2010, as novas acomodações foram inauguradas e entregues para uso. Lá funcionam as salas de aula do Curso do Ensino Fundamental II e do Médio.

Desde então, as dependências permanecem em constante melhoria e aperfeiçoamento. Também existem projetos de melhorias para receber cada vez mais alunos exigentes diante do mundo em constante transformação. Tudo isto diante dos desafios desta nova era!

 

Pequena Biografia do Patrono

A instituição recebeu o nome em homenagem ao pai de duas das sócias proprietárias, a Sra. Suely Ap. Moratto Gal e a Sra. Sonia M. Moratto Rocco. Também é avô da terceira sócia proprietária, a Sra. Cristiane Semenssato. O Sr. Manoel Moratto nasceu no dia 12 de agosto de 1920, descendente do Sr. Luiz Moratto e da Sra. Natividade. Morreu em 13 de setembro de 1975, vítima de enfarte no miocárdio, no Pronto Socorro da Lapa. Deixou esposa, a Sra. Thereza Zampieri Moratto, e sete filhos, todos casados.

A senhora Dona Thereza Zampieri Moratto, falecida em 03 de julho de 2007, foi grande incentivadora do marido, atenciosa com os filhos e netos. Contribuiu em muito com a organização filosófica do Colégio Manole Moratto exigindo que VALORES como AMOR, RESPEITO, RESPONSABILIDADE e AUTONOMIA fossem sempre incentivados e cobrados, seja na educação dos filhos como dos alunos.

Manoel Moratto foi um homem muito honesto, de personalidade marcante por procurar ser sempre correto em suas ações. Deixou grande saudade a todos e marcou a vida daqueles que o cercaram com grande sabedoria pelos afazeres da terra e pela construção civil.

Parte de sua biografia foi desenvolvida nas mãos da Srta. Silene Claro, Professora, Historiadora e Doutora em História Social pela FFLCH – USP. A iniciativa tomou forma em 2004, com a abertura do Espaço de História e Memória Manoel Moratto, que é aberto ao público nas FEIRAS CULTURAIS promovidas anualmente pelo colégio.


voltar